top of page
Buscar
  • Foto do escritorCOOPSI

"Comunicação Efetiva" Por Ítalo Freitas

Olá a

Ítalo Freitas - Diretor de Projetos da CoOPsi

todos, sou Ítalo Freitas, estudante do terceiro semestre de Psicologia da UEFS, atual Diretor de Projetos da CoOPsi e hoje venho falar um pouco sobre comunicação e interação humana.

Independente da relação estabelecida entre as pessoas, é necessário ter em mente que aquilo que é comunicado não é o que foi dito, mas sim o que o ouvinte entendeu da mensagem transmitida. Logo, uma comunicação efetiva está diretamente ligada a recepção da mensagem e à uma conexão necessária para que a transmissão ocorra da melhor maneira possível.

Essa efetividade na comunicação começa antes mesmo da interação verbal entre os indivíduos, pois o nosso corpo fala por nós antes mesmo de nos direcionarmos ao ouvinte e, muitas vezes, de maneira não consciente. Tendo isso em vista, se faz necessário compreender como se portar corporalmente em determinadas situações que exijam um cuidado especial na comunicação. Trata-se de um ambiente formal onde devo mostrar confiança? Pois então, antes mesmo de dizer qualquer coisa, devo manter uma postura vencedora: coluna ereta, peito levemente estufado, ombros arqueados, olhar fixo, expressões faciais positivas e pernas paradas (pois a movimentação constante só evidencia o possível nervosismo). Estudos científicos comprovam que o cérebro humano é capaz de processar esse tipo de informação de maneira automática e em fração de segundo, através de uma região do córtex denominada giro ociptotemporal, dessa forma, a mensagem que eu transmito com o meu corpo é recebida, e consequentemente entendida como de confiança e propriedade.

Ao chegar na fala, é importante que a comunicação verbal também se adeque ao ambiente ao qual se está inserido. A inconstância do nosso tom vocal pode demonstrar uma possível insegurança, bem como a falta de coesão no discurso e até mesmo a gesticulação excessiva. No fim das contas, o que importa é a maneira como você consegue elevar-se em relação ao sentimento de nervosismo e ansiedade para se comunicar de maneira que a mensagem seja passada e entendida pelo ouvinte da forma como ela realmente deve que ser.

Até a próxima, um abraço caloroso e energias positivas à todos.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page